segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PORQUE NÃO ME UFANO DO MEU PAÍS
Maria Lucia Victor Barbosa
12/10/2009

O presidente da República, tomado de transbordante euforia por conta da escolha do Brasil para sediar a Olimpíada de 2016, disse no encerramento do Seminário Empresarial Brasil/União Européia que: “depois de décadas de auto-estima jogada para baixo, os brasileiros aprenderam gostar de ser brasileiros”.
Apesar de seu alto cargo o senhor Lula da Silva não pode falar por mim, não está autorizado a tanto. Exatamente por conta dele e de seu mandarinato formado pelos companheiros de governo, hoje em dia não gosto de ser brasileira.
É inegável que progredimos em vários aspectos. Muito mais pela iniciativa particular do que pelo avassalador, incompetente e corrupto Estado. Mas não evoluímos tanto quanto poderíamos. Isto está provado pelo crescimento pífio mesmo nos tempos de bonança da economia mundial. Continuamos em vergonhoso 75º lugar no índice de Desenvolvimento Humano e ocupamos a 81ª colocação no índice de expectativa de vida.
Temos tudo para ser o país do futuro, mas nossa mentalidade nos deixa muito aquém do lema de nossa bandeira: “Ordem e Progresso”. Aliás, a desordem vem se acentuando se levarmos em conta a violência urbana. Se houvesse modalidade olímpica de mortes em acidentes de trânsito ganharíamos fácil medalha de ouro, pois já somos recordistas mundiais nesse “esporte” onde a maioria que faz do seu carro uma arma parece estar sempre bêbada. Quanto ao terrorismo do MST faz lembrar o “estado de natureza” onde “não há meu nem seu, mas o que eu puder tomar, pelo tempo que puder conservar”. O último espetáculo do “pacífico movimento social” na Fazenda Santo Henrique, da empresa Cutrale, no interior de São Paulo, ocorrida em 28 de setembro, redundou na destruição de milhares de pés de laranja, de 28 tratores, da sede da fazenda, além de furto de equipamentos, defensivos e pertences de famílias de colonos que foram expulsas da propriedade pelos “coitadinhos” dos chamados sem-terra. Devido à má repercussão o presidente da República chegou a falar em vandalismo dos companheiros do MST. Quanto cinismo! O governo financia os baderneiros com milhões de reais e o paternal Lula já envergou o boné do movimento que age com requintes de bandidos.
Para piorar, pode-se dizer que a mais alta instância do Poder Judiciário, o STF, acabou quando Lula da Silva emplacou seu oitavo ministro com a complacência do subserviente Senado. E o jovem Toffoli, ao que tudo indica uma nulidade jurídica, cujo currículo tem como ponto alto a amizade do poderosíssimo José Dirceu, afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo (04/10/2009) algo que no mínimo dá o que pensar. Interpretando as palavras de Jesus sobre o sábado ser feito para o homem e não o homem para o sábado, concluiu que “a lei é o parâmetro, mas ela leva em conta ao ser aplicada, o homem, o ser, a vida”. Para regozijo do terrorista Cesare Battisti, seria o companheiro ministro adepto do Direito Alternativo? O tempo dirá.
Nem Copa do Mundo, nem Olimpíada, vão fazer de mim uma ufanista enquanto a Educação, que leva em conta a quantidade e não a qualidade, fabricar analfabetos funcionais, despreparados para o mercado de trabalho, iludidos do faz-de-conta educacional das escolas que emburrecem em vez de ensinar. A continuar assim estaremos longe de ser a “quinta ou sexta economia do mundo”, como profetizou num lance de propaganda, o presidente da República. Tampouco vou me orgulhar do Brasil enquanto a Saúde não sair do caos em que se encontra para a grande massa de eleitores do pai Lula, justamente os que não podem pagar um plano para se tratar adequadamente.
Morro também de vergonha de ser brasileira ao observar nossa política externa, omissa quando se trata de países que desrespeitam direitos humanos, bajuladora de ditadores da pior espécie, que aceitou a interferência militar de Evo Morales nas instalações da Petrobrás e a expropriação da empresa em terras bolivianas, que se sujeitou ao bispo Lugo ao aceitar pagar mais pelo excedente de energia produzido pela Hidrelétrica de Itaipu, que exalta os déspotas Fidel Castro e Hugo Chávez como democratas, mas que intervém vergonhosa e covardemente em Honduras para respaldar mais um agente de Chávez, transformando nossa embaixada em comitê do falastrão Manuel Zelaya.
Li que tendo morrido em Gaza um casal de zebras, o dono do zoológico, para se ressarcir do prejuízo, resolveu pintar dois burros de branco com listas negras. Foi um sucesso de público. Pois bem, Lula dá ao povo as falsas zebras da Copa e da Olimpíada, enquanto os sérios problemas da Saúde, da Educação, da infra-estrutura, da violência, da impunidade nos mantém no ilusionismo cínico da propaganda governamental. É certo que como ocorre com Berlusconi, nada abalará o prestígio de Lula da Silva. O povo adora falsas zebras. Mas, por essas e por outras, estou bem longe de me ufanar pelo meu país.
Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.
mlucia@sercomtel.com.br
www.maluvibar.blogspot.com

14 comentários:

  1. Não sabia deste blog. Acabo de me inscrever como seguidor, como seguidor sou dos seus escritos e dos seus magníficos livros que recomendo sempre que posso.Claro que continuarei a postar seus artigos, pois dão brilho ao meu modesto blog.
    Precisamos de gente como você neste país para iluminar as mentes obscuras e fazer as pessoas refletirem um pouco sobre o que verdadeiramente acontece. Vamos em frente!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog Maria Lúcia, até que enfim!

    ResponderExcluir
  3. Puxa! Nunca lí um relato tão preciso a respeito do governo atual. Quero dar meus parabéns pelo blog e especialmente por este artigo, Abr. Isaac Pereira Bastos

    ResponderExcluir
  4. Meus calorosos aplausos pelo excelente artigo "PORQUE NÃO ME UFANO DO MEU PAÍS"

    Como sempre, seus artigos são primorosas análises políticas de nosso promissor País, mas atualmente impedido de dar o grande salto para o futuro devido ao atual (des)governo. Este, para entreter o povo, dá-lhe pão e circo (bolsa-esmola e copa) e agora dá-lhe também -- como no Zoo palestino -- "zebras" (ou melhor, burros pintados de preto com listras brancas...). Até quando o povo se deixará iludir pelas falsas zebras?
    Cordial abraço
    Paulo Roberto Campos

    ResponderExcluir
  5. Você poderia informar quais livros você escreveu para que eu nunca caia na besteira de lê-los sem saber que foi escrito por pessoa detentora de tamanha imbecilidade, rancor e preconceito.

    ResponderExcluir
  6. Um cérebro quiçá esclarecido, bastante turvado por visões parciais. Desclassificar o MST e não comentar a empresa grileira de terras públicas, é nada mais que exercício de um preconceito barato.

    ResponderExcluir
  7. Eu Ufano.

    Vejo com bons olhos a intenção do governante. Aplaudo em pé as iniciativas os méritos e os reconhimentos porem sempre existira a elite contrariada em causas populares. Criticam tudo e a todos, desnecessario, basta assistir e aplaudir, porque o sucesso é inevitavel, quando dirigido em prol de uma boa causa. O pre-sal, os problemas educacionais sendo resolvidos em areas especificas constatadas pelo Enem e etc. etc. etc.

    No artigo consta "Temos tudo para ser o país do futuro, mas nossa mentalidade nos deixa muito aquém do lema de nossa bandeira: Ordem e Progresso." Essa mentalidade nao consigo imaginar a não se a das pessoas que não são em prol do bem pra nação.

    ResponderExcluir
  8. Ah não concordo com esse texto não! É um exercício claro de desdém com o que ocorre de melhor com o país....agora se a idéia é a crítica pela crítica, aí sim este blog exerce muito bem a sua função, que bem mesmo não servirá pra nada. Apenas um grito melancólico e rancoroso de uma partezinha da sociedade, que tá acabando...acabando...pq não cabe mais..não se sustenta com seus argumentos vazios e mesquinhos. Um monte de bla bla bla...bla bla bla...

    ResponderExcluir
  9. Minha querida amiga
    Acabei de tomar conhecimento da existência deste seu magnífico blog, que tem já cerca de 4 meses.
    Como sabe, estive ausente destas lides por 3 meses; espero que agora tudo volte à rotina normal.
    Li o seu último post, que adorei (sabe como gosto de ler os seus escritos), e dei apenas uma vista de olhos por todo o blog. Alguns posts já são meus conhecidos :))).
    Voltarei com mais tempo para "esmiuçar"; agora foi só mesmo para conhecer o seu espaço, fazer-me sua seguidora, e dar-lhe os parabéns pelo óptimo trabalho apresentado.
    Desejo-lhe as maiores felicidades.
    Um beijinho muito grande de sua amiga portuguesa
    Mariazita

    A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto!!! Engraçado alguém dizer que acredita nas boas intenções dos governos, até porque sabemos que o inferno está cheio das boas intenções. Também querer desacreditar quem é contra os desvarios do governo, dizendo que esta pessoa faz parte da elite, é mais um delírio coletivo dos orfãos da esquerda brasileira, se é que essa já existiu, de fato! Na verdade, essa chamada elite - banqueiros, empresários, empreiteiros- nunca estiveram tão felizes, os lucros estão nas alturas! Então porque estariam assim contrariados com o governo, que nada faz por uma distribuição de riqueza, via trabalho? Mas não, o governo o faz através de bolsas isso e aquilo, de olho no seu projeto eleitoreiro.
    A paixão que move nossos governantes é a possibilidade de se manterem no poder, só isso.
    O Brasileiro "torce" na política por esse ou
    aquele lado, como se as nossas vidas não passassem de um jogo de domigo, se esquecendo de que a nossa classe política só nos coloca a perder.

    ResponderExcluir
  11. O que se passa na cabeça desse pessoal que sempre se expressa com grosseria, com desrespeito ao colunista que está fazendo um trabalho sério, lúcido e respeitoso. Esse pessoal pensa que é de esquerda, mas que esquerdismo é esse que defende a corrupçao, o cinismo, a perda completa de valores, que dá dinheiro aos pobres, sem contrapartida, o que é apenas corruptor, populista, compra de votos? Essas pessoas nao gostam do Brasil, nao querem que sejamos um lugar bom e mais justo pra se viver nunca. E que história boba é essa de ficar falando sobre elite? Elite é quem anda em aviao de nao sei quantos milhoes, tem uma entourage maior que a Rainha Elizabeth, mmuito maior, sao os coroneis e baroes do nordeste, do sudeste que sempre mantiveram o Brasil no atraso, e continuam mantendo com a ajuda do governo, sao os banqueiros. Mas que gente mais...a menos que estejam recebendo dinheiro pra fazer isso. Ai, entendo, sao farinha do mesmo saco. Cinismo absoluto.

    ResponderExcluir
  12. Ola Maria Lucia
    Li a sua coluna aqui no Jornal da Cidade de Bauru/SP e quero elogia-la pelo conteudo da matéria, pois retrata com muita clareza a realidade brasileira. Como profissional da área de Educação Física, pode parecer até estranho e contraditório não ser a favor de eventos esportivos como Olimpíada e Copa do Mundo, afinal de uma forma ou de outra tais acontecimentos podem trazer benefícios para a minha profissão. Ao passo que o fracasso pode trazer muito descrédito. Mas, penso que as mazelas brasileiras são tão vergonhosas que chegar ser um acinte a realização de eventos esportivos desta envergadura, num país que não cuida de seu povo. Maria Lúcia virei um admirador e quando puder estarei lendo seus escritos. Se quiser tenho um blog sobre futebol com dois colegas. O blog é www.fuinabol.blogspot.com
    Um abraço e parabens!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria Lucia é o Claudio Silverio de novo!!
    O blog saiu com erro de digitação, o correto é
    www.fuinabola.blogspot.com
    um abraço

    ResponderExcluir
  14. Texto bem feito para os da elite que não conseguem ver méritos nos "sem diploma". Sociólogos são assim mesmo. Sempre superior, mas nunca deram solução no ´país nesse cinco séculos que mandaram.

    ResponderExcluir