segunda-feira, 23 de novembro de 2009

AGORA É PARA VALER
Maria Lucia Victor Barbosa
23/11/2009

Lula da Silva é saudado internacionalmente como um homem da “esquerda herbívora”, um moderado, um conciliador. Sempre fazendo piadas, usando metáforas futebolísticas, falando bobagem, bem-humorado é como se o presidente fosse o estereótipo do brasileiro, o “homem cordial” de que falou Sérgio Buarque de Holanda.
Para ser mais amado lá fora só faltava Lula ser carioca e não pernambucano aclimatado em São Paulo, porque estrangeiros são loucos pelo Rio de Janeiro de praias paradisíacas cheias de mulheres quase nuas, de povo feito de sol e mar. Para os visitantes bala perdida é pura adrenalina no país do carnaval e do futebol.
Entretanto, se Lula da Silva é o “cara” da “esquerda herbívora”, inofensiva, festiva é estranho que ele viva em idílios políticos com Hugo Chávez, Fidel Castro, Evo Morales e demais ditadores que representam a fina flor da esquerda primata do Terceiro Mundo. Parece que os caras lá de fora têm certa dificuldade em entender o Brasil e seu governante, percebendo apenas superfícies folclóricas e deixando de lado visões mais profundas sobre atitudes, comportamentos e ações que se desenrolam no país real em contraste com o país imaginário.
Sintomática a complacência internacional com o presidente da República e sua diplomacia tangida pelo chanceler de fato, Marco Aurélio Garcia, quando aqui é recebida a figura abjeta de Mahmoud Ahmadinejad, o perigoso fanático que persegue, prende, mata seus opositores; não tolera liberdade de pensamento, religiosa ou das minorias; viola direitos humanos; frauda eleições, apóia grupos terroristas, diz que o Holocausto não existiu e prega de forma obsessiva a destruição de Israel.
Essa figura daninha e monstruosa, rejeitada pelas potências ocidentais que temem que Ahmadinejad desenvolva a bomba atômica, foi agraciado com um convite do “filho do Brasil”, que afirmou que o receberia de braços abertos. No rastro dos salamaleques o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afrontou o presidente israelense, Shimon Peres, quando da visita deste ao Brasil no último dia 11, ao dizer de forma arrogante que o Brasil fala com quem quiser. Quem sabe o ministro da Defesa acredita no persa, quando esse hipocritamente afirma em sua carta dirigida “à grande nação brasileira” que é “defensor da justiça, da ternura e da paz no mundo. Por certo Jobim ignora que Ahmadinejad está estendendo cada vez mais sua influência sobre a América Latina, sobretudo, através da Venezuela e da Tríplice Fronteira onde estão bases operacionais do Hezbollah e de outros terroristas.
Muito “terna” a besta-fera do Irã quando nega uma das piores manchas da humanidade, o Holocausto. Será que nosso “herbívoro”, que é a cara do país como ele mesmo disse certa vez, tem noção do que foi esse genocídio? Será que também nega as torturas, indignidades, horrores, mortes, tudo que foi infligido de mais pérfido aos homens, mulheres e crianças que cometeram o único “crime” de serem judeus? Pode ser simplesmente que tudo isso seja indiferente ao cara porque apenas lhe interessa negócios com o Irã, o que faz lembrar o título de um filme passado há muitos anos: “De como aprendi a amar a bomba atômica”. Afinal, nós também enriquecemos urânio.
Possivelmente a visita de Ahmadinejad, a intromissão do Brasil em Honduras, o antiamericanismo e o antissemitismo do governo petista e seu achego a ditadores, não impedirão que os olhos do mundo Lula da Silva continue como um esquerdista “herbívoro” e cordial. Talvez, apenas a Itália não esteja gostando no momento de ser taxada de fascista pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, mas se resignará a não receber de volta o terrorista Cesare Battisti.
Entretanto, para quem consegue observar certos sinais fica evidente que um processo cuidadosa e lentamente desenvolvido vai transformando a “esquerda herbívora” em “carnívora”. É que para alcançar ao poder mais alto da República o PT, em sua quarta tentativa, deixou de lado a linguagem virulenta, prometeu o paraíso aos ricos e aos pobres, vestiu seu “Lulinha paz e amor” de Armani e domesticou-lhe um pouco as maneiras. Uma vez no poder, uniu-se a gregos e troianos, esbanjou populismo, cooptou partidos e instituições, mandou às favas a ética, dominou o Congresso através de mensalões e outros “benefícios” e agora, chegando à reta final do segundo mandato, recrudesceu o ataque à imprensa e coroou seu domínio com a anulação do STF, conforme ficou demonstrado no caso do terrorista italiano. Com isso, definitivamente, o PT se tornou um partido acima da lei e, assim, sem nenhum pejo, trouxe de volta ao seu alto comando notórios mensaleiros, devidamente abençoados pela candidata Rousseff. Afinal, corruptos são os outros. Ao mesmo tempo, o PT retornou à idéia de Estado ampliado, do discurso requentado da esquerda revolucionária, da crítica ao neoliberalismo que tão bem praticou em sua fase “herbívora”. Não há dúvida de que se a dama de aço ganhar começará a fase “carnívora”. E Lula corre o risco de ouvir de sua escolhida: “Cale-se, você já ficou tempo demais, as rédeas estão conosco, agora é para valer”.
Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga
mlucia@sercomtel.com.br
www.maluvibar.blogspot.com

10 comentários:

  1. Olá!

    Gostei MUITO do seu blog. Passei bom tempo aqui.

    Você escreve muito bem e é exemplarmente lúcida.

    Gostei de ver também que é autora de livros. Eu também sou. E até como colegas de editora: a Saraiva.

    Voltarei sempre a este blog.

    GLAUCO

    tothblog.com

    glaucoadams.com

    =====================

    ResponderExcluir
  2. É a velha e conhecida Lei da Atração! Um sujo, só pode se sentir à vontade, ao lado do mal lavado...Não há como negar, (I)Morales, Castros, Chaves, Lulas e Ahmadinejads, não passam de satélites abortados de outros planetas que giram em torno de um decadente sol (Adolf Hittler), em estado de total putrefação!

    ResponderExcluir
  3. Corajosa cheia de garra... É de gente como você patriota sem medo que fala sem precisar pintar a cara que esse país precisa...

    ResponderExcluir
  4. Proponho que votemos contra a Guerra ao Terror;

    Proponho que votemos contra a Guerra ao Narcotráfico;

    Proponho que votemos contra a Reforma da Lei.

    Proponho que votemos na Educação que acabaria com o uso da droga e seu mercado:

    É só ensinar que droga... é uma droga!

    Que adianta Lei se ela é "interpretada" pelo PODER?

    Quem aplica a Lei? O PODER!

    Depois da Revolução Industrial a grande revolução é a Mass Media - é este blog e seus leitores...

    Considere apoiar a maior disseminação da importância do reconhecimento de voz, objeto de grupo no Ministério da Cultura [Cultura Digital]

    Turn talk into type? Why stop there?

    http://bit.ly/cmGUS

    O reconhecimento de voz é a regra para o Poder Judiciário nos Estados Unidos da América.

    Imagine-se o que isto representaria para a Segurança Jurídica pessoal e negocial no nosso Brasil!

    A entrada de dados via teclado é a coisa mais ineficiente e ineficaz que existe: confira em

    http://www.culturadigital.br/groups/pela-implantacao-do-reconhecimento-de-voz-ptbr

    A produção intelectual é QUATRO vezes mais rápida do que a melhor taquigrafia pode captar e, num mundo capacitado à transformação de voz em texto digitalizado, o nosso Brasil perde absoluta capacidade de competir:

    Já se aproxima 2010 - III Milênio - e o uso de teclado como meio de entrada e saída da produção intelectual (data i/o) é um insulto à Inteligência da Nação Brasileira.

    Além disto, é impátrio desperdício de recursos raros e caros...

    - A Nação Brasileira exige superlativo processo de se alçar sobre a fome de educação e cultura!

    ResponderExcluir
  5. War co$ts a lot:

    Education will STARVE corruption

    (Drugs & Arms, Inc. inclusive.)

    VOTE FOR IT!

    https://ricardodefaria.pip.verisignlabs.com/

    ResponderExcluir
  6. É, "Agora é Para Valer", que pena que tudo isso se passa no nosso Brasil.
    Parabéns Maria Lucia! Adorei o texto, você escreve muito bem, com lucidez econhecimentos.Quisera Deus que o Brasil tivesse mais Maria Lucia com seu talento, garra e corragem para dizer a verdade "nua e crua".
    Beijos!
    Leida

    ResponderExcluir
  7. Com a palavra esclarecida, assertiva e corajosa de uma compatriota de ombridade como a autora deste artigo, entre diversos que ja' publicou, a esperanca de dias melhores para o nosso amado Brasil ira' certamente justificar a sua condicao de "pais abencoado por Deus".
    Um pais extraordinario como o nosso, cuja colonizacao e desenvolvimento baseou-se numa imigracao em sua maioria simploria e cerceada pela monarquia portuguesa, nao contou com uma estrutura de nivel `a altura para conduzi-lo a ocupar a merecida posicao de um dos paises mais destacados do mundo.
    Deve-se considerar que apesar de contar com grandes expoentes em todas as areas da literatura, musica, artes em geral, medicina, comercio e industria, etc. a macica maioria da populacao e' composta por brasileiros de origem humilde, mal esclarecida, desaculturada e altamente influenciavel. Nas maos destes brasileiros reside a forca para colocar na presidencia do pais um elemento popular e simplorio como o Lula, pois conforme o sabio ditado, "cada povo tem o governo que merece".
    O caminho que o Brasil tera' de percorrer para neutralizar este torque quase fatal que a maioria despolitizada e indolente vem desavisadamente usando para estrangula-lo, vai depender tao somente de uma estrutura educacacional adequada, da formacao de novos e jovens lideres, corajosos o suficiente para sanear as bases corroidas do sistema politico e social brasileiro.
    Lula da Silva e' um pustula que nao passa de um fenomeno passageiro. E' uma aberracao que acabara' provocando o despertar de muitos de seus eleitores e proceres para a realidade.
    Parabens pela sua criatividade Maria Lucia!
    Com amizade e admiracao do Salo.

    ResponderExcluir
  8. - PERÍODO DA MORALIDADE MILITAR- 1964 A 1985.

    - Eu era feliz, e não sabia.( milhões der brasileiros estão dizendo isso)

    Outros milhões de brasileiros estão dizendo que: ERAM FELIZES, E SABIAM.

    Juntos, esses dois grupos de milhões de brasileiros já sentem que não há mais remédio gostoso para sarar o mal atual que aflige o Brasil, e já querem o único e amargo remédio que cura esse mal: A VOLTA DA MORALIDADE MILITAR.

    Com a VOLTA DA MORALIDADE MILITAR, abrir-se-ão novas eleições diretas com outras cabeças que pensam longe dos Hitlers, longe dos Fidels, e longe do ditador Iraniano, e jonge do Chávez.

    ResponderExcluir
  9. Os dementes, partidários do Socialismo, planejam sempre a tomada total do poder e o uso do mesmo para empregar teses que já se comprovaram falidas em seus locais de origem. Mas ainda assim continuam se espelhando na Rev. Bolchevique e Cubana. Esquecem duas coisas: aqui não é Cuba, uma tripa gorda de 900 km de extenção por 200 de largura, cercada de agua. Tambem não é a Russia, onde o General Inverno paraliza tudo por 6 meses. Alem disso tem a natural indisciplina do brasileiro. Portanto, se resolverem dar um golpe, que o façam numa sexta-feira, para não atrapalhar o feriado, nem a praia.

    ResponderExcluir
  10. Seus textos retratam exatamente o que penso e em geral tenho vontade de gritar ao mundo.
    Sei que toda essas coisas há muito tempo vem acontecendo nos ''bastidores do poder'' e estou dia a dia mais enojado de toda essa imundice.
    Me pergunto as vezes, será que não existe mais
    ninguém decente nesse meio, que possa dar um fim
    nessa lama toda?

    ResponderExcluir