quarta-feira, 2 de junho de 2010

A QUEM INTERESSA?
Maria Lucia Victor Barbosa
30/05/2010

O presidente Lula da Silva, que há dois anos usa e abusa do poder político e econômico fazendo campanha antecipada para sua candidata, afiançou com a certeza de um píton referindo-se a Dilma Rousseff: “nós vamos ganhar”.
Difícil saber se tal acontecerá, em todo caso, essa certeza absoluta do presidente da República em parte justifica os estapafúrdios fatos que vêm ocorrendo, tanto na política interna quanto externa do País. E como se Lula da Silva e seu partido sentissem que tudo podem, pois pairam acima das leis e são amparados pelo enorme prestígio presidencial que aparece nas pesquisas de opinião.
Disse, em parte, porque tal certeza não estaria também alicerçada no respaldo de forças globais? Não seríamos tão-somente uma das peças de um jogo mais amplo nesse mundo onde tudo se interliga? Vivemos a era do Foro de São Paulo, da UNASUL, da OEA do B, Da Via Campesina e de tantas outras entidades que formam um conglomerado político-econômico em oposição a outros, como se a dicotomia esquerda, direita ainda vigorasse ressuscitando as viúvas do pós-Muro de Berlim.
Na política interna relembro, por exemplo, o Plano de Direitos Humanos lançado por um grupo de mentores presidenciais, apresentado como plano do governo Rousseff e rapidamente transformado em decreto assinado pelo presidente da República. Nesse Plano o PT esquerdista e raivoso de outros tempos arregaça os dentes contra a propriedade, a Justiça, a Igreja, a liberdade de pensamento. Algo impróprio numa campanha, pois torna a candidata uma figura ainda mais assustadora, não para o povo em geral que desconhece esse tipo de assunto, mas para algumas importantes instituições sociais que interferem como formadoras de opinião nas opções eleitorais.

Na desastrosa política externa, gestada na mente de Marco Aurélio Garcia e que tem como coadjuvante Celso Amorim, um dos objetivos, dizem, é fazer do Brasil potência mundial acima de todas as demais e sentar Lula da Silva num cargo de relevância planetária depois que ele deixar a presidência da República. Outra meta obsessiva é a conquista do assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Porém, é de se estranhar que o PT pretenda concretizar essas megalomaníacas ambições batendo de frente com os Estados Unidos, Europa, China, como está acontecendo no caso do Irã. Isto porque, se internamente Lula da Silva é exaltado como “salvador do mundo” (ele gosta de se comparar a Jesus Cristo), para uso externo o esdrúxulo apoio lançou desconfiança sobre o Brasil que dá total suporte a Mahmoud Ahmadinejad, tirano que ganhou eleições sob a suspeita de fraude, tem perseguido, torturado, matado dissidentes e minorias sociais, mantém a obsessão de destruir Israel e de construir um arsenal atômico, sabe-se lá com quais pretensões de dominação.
O fato é que ninguém governa sozinho, ou faz o que bem entende. Tampouco Lula da Silva comanda o espetáculo mundial, regional e nacional, como dita sua propaganda. Ele é apenas, digamos, um animado clown que dá cambalhotas e faz a platéia rir. Só que a platéia internacional já não está achando tanta graça no piadista e sorridente brasileiro.
Assim, é sensato perguntar: A quem interessa a política ditada pelo Itamaraty? Que forças mundiais se aglutinam para fortalecer o segmento da América Latina comandado por Hugo Chávez? Quem de fato deseja enfraquecer potências mundiais como os Estados Unidos, Israel e outros países democráticos? Com quais poderes obscuros nosso país está em consonância? Por que o Brasil se expõe dessa maneira, desgastando-se internacionalmente? Será que alguém duvida que existam processos que desembocam na união de interesses de domínio, nos quais, nós, pobres mortais, nem sonhamos interferir? Será que até aqueles que possuem lustros de educação formal se esqueceram da existência tenebrosa dos totalitarismos do século passado, comunismo e nazismo?
Outro ponto importante: não apenas bombas destroem países. Essas têm efeitos imediatos e devastadores. Mas há outros meios de atingir, desorganizar, destruir uma sociedade é um deles é a droga, uma das causas da violência social e da desagregação do tecido social.
Nesse sentido, o candidato José Serra tocou num ponto crucial da Segurança brasileira ao se referir á enorme quantidade de cocaína que sai da Bolívia sob as vistas grossas de Evo Morales e entra no Brasil. Também é preciso lembrar que as terroristas Farc, compostas de narcotraficantes, já estão comodamente instaladas entre nós.
Ao alerta de José Serra, Lula da Silva reagiu ao seu estilo, com deboche. Rousseff, conforme sua personalidade, duramente. Disse ela que a atitude de Serra não é a de um estadista. O que será que Rousseff entende por estadista? Por que será que ela defende tão veementemente o tráfico de drogas a guisa de defender o companheiro cocalero? E será que queremos esse tipo de governo para nossos filhos e netos?
Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.
mlucia@sercomtel.com.br
www.maluvibar.blogspot.com

7 comentários:

  1. O nosso homem em Teerã está apenas interessado em sua auto-promoção. Quer por que quer sair da presidência não como ex-presidente mas como alguém importante no mundo. Elle não se deu conta ainda de que não passa de uma comédia, um espertalhão que com um discurso adequado ludibriou milhões de miseráveis famintos, porém preguiçosos ao extremo, com uma bolsa-caça-votos que hoje representam um patrimônio de cerca de 40 milhões de votos se considerarmos que a cada bolsista correspondem mais dois vassalos que votam. Essa a simples verdade elle só se preocupa com os fracos e oprimidos quando está em cima do palanque discursando o que não deixou de fazer desde janeiro de 2003 sempre com ilusionismos e prestidigitações.
    A verdade é que a inveja coloca o cidadão em situações ridículas e elle não se perdoa por ser inexpressivo diante de seu maior inimigo o ex-presidente FHC!
    Quanto a dilma, dizer o que e esperar o que de alguém que foi inventada por um ignorante extremamente egoísta. Não esquecer que o dinheiro do tráfico injetado em campanhas políticas atinge a cifra de bilhões de dólares!

    ResponderExcluir
  2. Maria Lúcia
    O seu post me faz acreditar que sociólogos são seres vazios de tudo e que nada conhecem de povos.
    O seu post vai de encontro à essência da Sociologia que é o povo e suas respostas num contexto.
    O Lula, quer a senhora queira ou não, é um lider político de expressão mundial, coisa que o "Sociólogo" não foi e isso lhe incomoda.
    Ou a senhora não sabe que pesquisas de opinião são mecanismos de avaliação sociológica?
    Por certo n~~ao deve saber!
    Quanto a usar a máquina pública, me explica qual a finalidade de propagandas da SABESP nas emissoras de Tv do Acre?
    Deus nos livre dos sociólogos/as; dos imbecis nos livramos nós!

    ResponderExcluir
  3. Lula já é motivo de chacota no mundo,o líder de expressão mundial não leva uma.O boneco construído pela esquerda mundial começa a perder pano.
    Hitler e Stálin também foram políticos de expressão mundial.Isso não quer dizer nada,somente a história julgará o apedeuta-mor do Brasil.Ter aprovação não quer dizer que ela seja bom;muitos demagogos e idiotas já foram aplaudidos por multidões.
    Deus nos livre do comunismo;dos petistas nos livraremos nas urnas!

    ResponderExcluir
  4. Lula é realmnte o maior farsante que este país já pouziu.
    Um cachaceiro simplório, que agrada o povão igual a ele.
    E naturalmente os mamadores nas tetas, e são muitos!

    ResponderExcluir
  5. UNASUL, OEA do B, FSP, Via Campesina. Faz-me rir, professora. Isso tudo junto não dá uma França, em caso de combate aberto. Só para ter uma pequena idéia, um bloqueio ao petróleo venezuelano os levaria à morte por inanição. Com gritos de À Luta, Companheiros e tudo o mais. Quanto a Lulla se comparar a Jesus, é pura ignorância, pois falta-lhe uma qualidade única: a Humildade. Claro que é objetivo desses porcos enfraquecer e destruir a juventude brasileira. Basta ler os 10 Mandamentos de Lenin. Mas nunca conseguirão. E para o idiota do PT vou lembrar-lhe uma pequena passagem biblica: "dize-me com quem andas que te direi quem tu és". Seria por mero acaso que FHC é amigo pessoal dos Clinton? Tony Blair e tantos outros? Por que será que Obama cancelou visita ao Brasil? Mesmo sendo "democrata" e negro não é chegado em Footbal, Samba, Pagode e Mulher Pelada. Te liga maconheiro que o sonho pode virar pesadelo.

    ResponderExcluir
  6. Acho muito interessantes as idéias que aqui aparecem, os comentários que surgem sobre o que escrevo. Para isso escrevo, para participar do meu tempo, de minha sociedade, para fazer política a meu modo,sem ganhar nada financeiramente, mas podendo interagir com gente que valhe a pena. Podia assinar como escritora, como dona de casa, como mãe de família. Assino como socióloga porque esta é minha formação. E isso parece incomodar certas pessoas para as quais ser sociólogo é ser do PSDB ou ligado a FHC. Não pertenço a partidos políticos, nunca conversei com o ex-presidente. Mas os petistas dividem o mundo em PT e PSDB. Esquecem que existe uma infinidade de sociólogos em seu partido. Por exemplo. Silvinho Lander Hover, que se diz sociólogo e nos brinda com expressões tais como: "consternação de estrelas", tampar o sol com o pandeiro", joelho de Aquiles". E cito mais um sociólogo entre tantos do PT: Chico de Oliveira, que não aguentando a volta de 180 graus que o PT deu na propalada ética quando chegou ao poder, saiu e saiu atirando nos ex-companheiros, inclusive, no cmpanheiro mor, Lula da Silva. Aproveito e agradeço a todos a participação no meu modesto blog. Vou continuar a escrever e se incomodar muito a alguém o aconselho que não me leia. Nessa caminhada me encanto quando encontro a inteligência dos que aqui escrevem. A burrice aliada a estupidez, ignoro, pois seria perda de tempo prestar atenção a quem, não sendo possuidor de raciocínio, parte para a agressão, para as ofensas pessoais, para um repetido discurso que já conheço e me dá tédio. Não sei se notaram, mas quanto mais ignorante é uma pessoa, mais pretensiosa ela é.
    Um grande abraço a todos e vamos continuar a trocar idéias. Hoje postei um artigo que não é meu, mas que achei muito interessante.
    Maria Lucia

    ResponderExcluir
  7. Ola Maria. Peço vênia para colar as últimas palavras de sua resposta à crítica que um comentarista fez à sua Sociologia. In verbis: "Vou continuar a escrever e se incomodar muito a alguém o aconselho que não me leia. Nessa caminhada me encanto quando encontro a inteligência dos que aqui escrevem. A burrice aliada a estupidez, ignoro, pois seria perda de tempo prestar atenção a quem, não sendo possuidor de raciocínio, parte para a agressão, para as ofensas pessoais, para um repetido discurso que já conheço e me dá tédio. Não sei se notaram, mas quanto mais ignorante é uma pessoa, mais pretensiosa ela é."
    PARABÉNS.! VOCÊ CONSEGUIU refletir sua auto-imagem. Só espero que se veja nela. A FIGURA DA BURRICE ALIADA A ESTUPIDEZ.
    As palavras são suas e todas te qualificam como tal.
    VIREI SEU FÃ!

    ResponderExcluir