domingo, 12 de setembro de 2010

BRASIL AVACALHADO
Maria Lucia Victor Barbosa
11/09/2010

Como um todo nunca levamos à sério coisas sérias. O brasileiro é um piadista nato e seu humor lhe basta. A informalidade é nosso forte e a moralidade nunca o foi. À massa basta futebol, carnaval, cerveja, celular, TV a cabo e a felicidade comprada em 12 prestações em lojas de departamento. Valores como honra passam longe da percepção coletiva. Sentimento de pátria ocorre para uns poucos que no exterior se deparam com algum símbolo nacional ou um forró em Nova York, executado para público de Terceiro Mundo. Entretanto, na era Lula/PT, justiça seja feita, se chegou a um grau de avacalhação nunca antes havido nesse país.
No plano urdido pelo principal grupo de poder petista, uma espécie de gabinete da sombra, o Brasil avacalhado é a ante-sala da ditadura do PT, que culminará sob a dominação de Rousseff. E esta é o golem de Lula da Silva, ou seja, a criatura que ele plasmou para lhe obedecer, humana apenas na aparência que a propaganda lhe confere, mas sem intelecto nem personalidade próprias. Como seu criador ela será uma figuração manejada ideologicamente por certas forças que o homem comum desconhece: o Foro de São Paulo que congrega a esquerda troglodita.
Mergulhado no mundinho fácil do consumo o povo abestalhado, ou abestado como diz o palhaço Tiririca que será eleito triunfalmente, aplaude o paizão Lula e votará na mãezona Rousseff, agora travestida de avó devotada. Tudo é propaganda na ante-sala do Estado Policial petista, cuja última façanha foi devassar o sigilo fiscal da filha, de parentes, de correligionários do candidato do PSDB, José Serra.
Mistura-se ao crime cometido na Receita Federal, órgão subordinado ao Ministério da Fazenda, que por sua vez é subordinado à presidência da República, a mentira descarada, a negação hipócrita dos envolvidos, todos do PT, a intriga que tenta infamar os adversários. E com maestria o PT faz aquilo que mais entende: transforma a vítima em culpada. O povo, que em sua maioria não sabe o que é Receita Federal, aplaude Lula da Silva enquanto corre solta a canalhice nos órgãos públicos. No Brasil o crime compensa desde que você seja um companheiro.
Não se contentando em atropelar a linguagem, cuspir palavrões, exibir sua costumeira vulgaridade, o paizão pula e berra nos palanques e na TV. Ele é o maior cabo eleitoral de seu golem e mente, mente e mente, porque lhe ensinaram que quanto maior a mentira mais o povo acredita. Descaradamente ele pergunta à platéia embevecida: “Cadê esse tal sigilo que não apareceu até agora?”. E acusa Serra de colocar a família como vítima da devassa fiscal feita pelos beleguins do PT.
Será que Lula da Silva gostaria, por exemplo, que fosse devassado o sigilo fiscal do seu filho Lulinha, aquele que de ex-funcionário de zoológico alcançou rápida e estrondosa ascensão financeira? Ou de outros membros de sua família que estão bem distantes das agruras do proletariado? Se o PSDB usasse as habituais e abjetas táticas de dossiês para infamar adversários, Serra já estaria preso e incomunicável, mas Lula e seu PT são impunes porque conseguiram em oito anos sem oposição dominar as mais importantes instituições, os grupos de pressão, os partidos políticos.
Lula avacalhou o Congresso e quer mais para Rousseff, elegendo também a maioria dos senadores. Avacalhou a Educação, a Saúde, o Enem, os Correios, a Petrobrás, a Receita Federal. Internacionalmente avacalhou nossa política externa apoiando ditadores, chamando dissidentes cubanos que morrem em greve de fome de criminosos comuns, se envolvendo em casos vergonhosos como o de Honduras, seguindo par e passo com Hugo Chávez e outros déspotas latino-americanos.
Indiferente, o povo abestalhado aplaude o paizão das bolsas-esmola, dos gordos lucros presenteados aos magnatas, da imprensa que, comprada com verbas oficiais repete a palavra e os hipotéticos feitos do dono.
Seis anos de bonança econômica internacional, o fiel cumprimento do Plano Real de Fernando Henrique Cardoso, muita propaganda e falatório do presidente da República, distorção de dados, nenhuma oposição produziram a sensação de que os indivíduos vão bem. Entretanto, o Brasil avacalhado vai mal. E vai piorar.
Que se cuidem os endividados pelo consumo irresponsável, os doentes que morrem nas filas do SUS, os que deixam as escolas como analfabetos funcionais, os que terão suas vidas devassadas com a quebra de sigilos bancários e fiscais, a mídia que será ferozmente censurada. Sem Poder Judiciário que proteja os cidadãos através da isonomia da lei, sem um Congresso que legisle em prol do bem comum, com a mídia amordaçada pelo futuro ministro da Mentira, à mercê de novos impostos para sustentar a pesada e aparelhada máquina pública, submetida à Constituição à lá Chávez que Rousseff pretende impor, a nação tiririca continuará a aplaudir. Brasileiro está acostumado a rir de sua própria desgraça e não tem complexo de vira-lata. Tem orgulho de ser vira-lata.
Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.
mlucia@sercomtel.com.br
www.maluvibar.blogspot.com

16 comentários:

  1. Maria Lúcia!

    Gostaria de sugerir que fosse facilitado o acesso dos leitores de seus artigos ao link de "Comentários" (para irmos diretos, temos que clicar em cima da data; pouca gente sabe disso!). Creio que muita gente gostaria de participar/elogiar/enaltecer a sua lavra intelectual.
    Meu abraço; DEUS a abençoe, Bom Patriota.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em partes !

    Os seres humanos de modo geral , só olham o lado negativo das coisas. Eu estou fazendo jornalismo hoje, graças ao programa do governo federal, que FHC ( aliado de José serra , a quem a senhora tanto defende) teve 8 anos de poder e só faltou vender a nossa respiração.
    Então, dois pesos e duas medidas.
    Buda já dizia, se pucharmos a corda demais ela se partirá, mas se pucharmos na medida certa ela se equilibrará.

    Então, vamos mostrar os dois lados, o bom e o mal e deixemos os leitores LIVRES para tirarem suas conclusões.

    Abraços e vou seguir seu blog e gostaria de Vê-la seguindo o meu para que assim, eu possa visualizar suas postagens diariamente.

    isissouzanogueira.blogspot.com/

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Isis, concordo com o que você diz. Temos que ver os dois lados.
    Apenas me permita uma pergunta. Você diz que está cursando Jornalismo, é isso? Não é Mestrado, nem Doutorado? Mas a duração do curso não é de 4 anos? E o Govêrno do PT está no poder há 8.......

    ResponderExcluir
  4. Agora meu comentário para o post!
    Parabéns!!!! Parabéns!!! Parabéns!!!!!
    Todos cometem erros, mas apenas o PT (na figura do "CARA" sempre gritou que era o mais HONESTO DE TODOS.... e o que as pessoas de inteligência mediana conseguem enxergar é uma podridão sem fim. O CARA debocha de todas as Instituições.

    ResponderExcluir
  5. Você escreve bem! Gostei de ler o seu texto! E concordo que é uma vergonha a quantidade de escândalos no Governo do PT. Mas há de se considerar que o PT JAMAIS engavetou os escândalos. No governo do PT há aqueles que foram punidos (companheiros ou não), aqueles que renunciaram (companheiros ou não) e aqueles que estão com o processo sendo julgado até hoje. Nunca se fez aquele engavatamento básico do governo FHC que livrava todo mundo de qualquer conseqüência. E olha que escândalos não faltaram naquela época, hein! Jamais viu-se tanto ministro, deputado, prefeito sendo deposto do cargo, governadores e prefeitos sendo PRESOS etc.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela sensacional matéria, que, como sempre, está cheia de lógicas e verdades. Porque você não tem twitter? É um grande meio de divulgação do blog. Eu tomei a liberdade de divulgar seu link no meu twitter. Matérias assim devem ser mais propagadas.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto. Eu estou literalmente passada de ver o que está acontecendo no nosso país. Petistas e simpatizantes do governo Lula não conseguem diferenciar "o pecado do pecador", aplaudem, concordam e endossam todas as coisas mais descabidas que o nosso presidente fala e faz e não se importam com o desrespeito as leis, a nossa constituição, as instituições. Será que falta consciência crítica ou simplesmente concordam que os fins justificam os meios? Jesus ama o pecador mas nem por isso concorda com o pecado.
    Indiquei seu texto no meu Blog.
    Um abraço!
    Odete Dan Ribeiro

    ResponderExcluir
  8. Diva

    O governo do pt está há 8 anos e isso significa que eu tenha que estar na faculdade há 8 anos também ? ( risos )...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  9. só uma ressalva

    Houve modificações no endereço eletrônico do meu site:

    isisnogueiras.blogspot.com/

    Abraços a todos.

    obs.: Vivemos em uma democracia e como tal temos o direito de nos expressar e o DEVER de respeitar as opiniões, criticas e sugestões ao nosso redor, pois sem isso é impossível viver em sociedade.

    Viva a liberdade de expressão !

    ResponderExcluir
  10. Os tais 8 anos de poder que o PSDB teve na pessoa do FHC, e que a Isis Nogueira afirma que "só faltou vender a nossa respiração", foi justamente o que permitu a bonança que o Lula ora usufrui. Foi FCH quem acabou com os elefantes brancos, cabides de emprego e focos de corrupução que sempre fazem à festa de quem mama nas tetas do Estado (O correios do Waldomiro e Delúbios da vida, por ex).
    Pois a tal "respiração" da Isis refere-se à Embraer, que hoje é uma das mais competitivas e melhores do mundo. À telefonia, cujo telefones fixo e celular provavelmente a missivista utiliza com serviços que antes não existia. À quebra do monopólio da Petrobras, a partir da qual vem trazendo o país à Opep.
    Todas estatais improdutivas e sem razão de ser no mundo atual, e que, em sua falta, oPTou o Lula por compensar promovendo inchaço na máquina pública mediante o aumento exponencialmente de cargos de "confiança" no governo. É o triunfo da pelegada.

    ResponderExcluir
  11. Um país democrático é aquele em que as críticas têm o mesmo peso dos elogios. Mas estou para encontrar uma crítica a esse governo que fale de suas idéias, de seus projetos, da atual situação socioeconômica do país, ao invés de só criticarem as pessoas, com todo esse preconceito. Com ou sem "bolsa-esmola" (como as elites costumam denominar) o fosso entre ricos e pobres diminuiu. Com ou sem discurso demagógico do presidente ou de sua equipe, somos auto-suficientes na produção de petróleo e nos livramos da mão pesada do FMI; a crise mundial praticamente não causou maiores danos por aqui. Com ou sem alianças de gosto duvidoso, como com o Irã ou Venezuela, o país conquistou credibilidade e respeito internacional ("He's the guy!") há muito perdidos. Com ou sem escândalos, tão comuns também em outros governos, o salário mínimo, sonhado em outros tempos ter o valor de 100 dólares, hoje, está na casa dos 260. Sei lá, apesar de termos um presidente "semi-analfabeto" e beberrão (como as elites insistem em classificá-lo), de origem pobre, assessorado por pessoas oriundas dos sindicatos, militantes, alguns sanguessugas e aproveitadores, eu olho a atual situação do meu país e penso: "nada mal para uma turma tão despreparada!" E às viúvas da era FHC, não tendo como reverter o atual quadro, resta anunciar o apocalipse, como último recurso para mudar o cabeça das massas influenciáveis, que no decorrer dos séculos de nossa história, foram dominadas por essa mesma elite que hoje quer retornar a qualquer custo ao poder.

    ResponderExcluir
  12. Tudo bem Maria Lúcia?

    Eu conheci seu blog através deste artigo publicado no Blog Cavaleiro do Templo e já repassei para alguns amigos, inclusive no exterior. É um dos melhores artigos que já li nos últimos anos sobre a situação do Brasil e o que nos espera no futuro. Estarei sempre lendo seu blog e já o adicionei aos meus favoritos. Parabéns e um grande abraço!!!

    Luis Hipolito @ The Blogger
    Administrador/Blogueiro
    Feira de Santana/BA

    ResponderExcluir
  13. Prof. Maria Lucia, penso que todos aqueles que fizeram a defesa do "Sistema" devem voltar ao Blog agora e falar sobre a atuação de Erenice Guerra e sua troupe familiar, no assalto ao erário. Como sempre vão fechar os olhos e defender o "Sistema" do Chaves brasileiro. Isso não vai termionar bem. Não vai mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Caso a tragédia se confirme no dia 3 resta ainda a parcela boa da população.
    E desde logo iniciar um movimento para moralizar a nação.

    ResponderExcluir
  15. Polêmicas a parte, o texto está espetacular e exprime muito bem o que acontece no atual governo. É verdade que hoje a classe política está demoralizada a tal ponto que acho muito complicado entender aquela frase que sempre aparece nessa época de eleição. "Votem com consciência!" Pergunto! O que é votar com consciência? Tenho vontade de rasgar em praça pública meu título de eleitor no próximo domingo, 3 de outubro.
    Jorge Carvalho

    ResponderExcluir
  16. Admiro-me muito, uma pessoa que se diz socióloga e não sabe fazer uma análise conjuntural do Brasil nesses últimos dez aNOS. Pelo que a senhora diz,a senhora está mais para ser uma político-partidária do que para socióloga, quando chama os brasileiros de vira-latas conformados, ao invés de chamar os que a senhora os defende de Pit-Bulls assassinos, que sempre dominaram e alargaram a distância entre ricos e pobres. A senhora não passa de uma socióloga medíocre e ""abestaiada ", que com certeza não conhece a realidade do povo brasileiro espalhados nos rincões desse país. Vá estudar sociologia e aprimore seu ponto de vista político. A propósito a senhora tinha um carguinho no governo PSDB?

    ResponderExcluir